A startup de Dois Vizinhos – PR, criou um sistema para auxiliar o produtor a identificar o melhor momento para inseminação do gado. A empresa monitora o comportamento e a saúde dos animais usando uma solução composta por um aplicativo mobile, um sistema de gestão web e um monitor no pescoço ou na orelha do animal.

Um dos grandes vilões da produtividade leiteira brasileira é o manejo reprodutivo!

Enquanto países como Estados Unidos, líder mundial no segmento, produzem uma média de 93,5 mil t/ano com um rebanho de 9,2 milhões de cabeças. O Brasil com aproximadamente 21 milhões de vacas, produz apenas cerca de 36 mil t/ano.

“Isto mostra que o Brasil, com o 2º maior rebanho do mundo, possui um dos piores índices de produtividade dentre os principais países produtores de leite”, comenta Everton Somenzi, sócio do projeto.

Tadeu - Jornal Expoente Do Iguaçu
Tadeu R. Zibetti – Produtor de leite.

Segundo Tadeu Zibetti, pecuarista de Quedas de Iguaçu – PR, ”Muitas vezes o animal entra em período de reprodução durante a madrugada, ou até mesmo ocorre o cio silencioso! Então, quando o agricultor percebe algo diferente, é tarde demais e já passou o momento para inseminação do animal.

No entanto, com a ajuda de tecnologias, melhores práticas de manejo e gestão da propriedade, podemos observar algumas micro-regiões do nosso estado se destacando e obtendo produtividade superior a de países como Austrália e Nova Zelândia (grandes produtores mundiais).

A startup desenvolveu o projeto denominado Farmin 4Milk, para monitoramento do bem estar e saúde do gado leiteiro, buscando aumentar a produtividade e consequentemente a lucratividade do produtor de leite.

A solução detecta padrões de comportamento, bem como alterações de sinais vitais do animal, prometendo entregar na tela do celular do produtor e do seu médico veterinário informações qualificadas, sobre:1) melhor momento para a inseminação; 2)anomalias comportamentais do animal; 3)possíveis patologias, auxiliando na indicação para o rápido atendimento do animal, impedindo o agravamento do quadro clínico; 4) e, mais diversas informações sobre o rebanho.

Rodrigo - Jornal Expoente Do Iguaçu
Rodrigo Revers – Produtor de leite

Como destaca Rodrigo Revers, pecuarista produtor de leite, todo o processo de detecção de cio em nossa propriedade, atualmente, depende do monitoramento visual dos funcionários. Nosso objetivo é automatizar todo esse processo para ter uma maior eficiência no manejo reprodutivo e melhores cuidados com a saúde do rebanho.

Eder - Jornal Expoente Do Iguaçu
Eder Manfredi – Médico Veterinário e produtor de leite

Através do monitor Farmin 4milk, podemos receber dados sobre saúde, bem estar e comportamento do animal na palma da mão. Dados sobre período de fertilidade, temperatura do animal e se o calor ambiente está interferindo na sua capacidade produtiva, são aspectos que Eder Manfredi – médico veterinário e pecuarista – ,  destaca sobre a respectiva tecnologia.

Durante o ano de 2017, o projeto teve uma timeline bem extensa, passamos por processos de tração, SEBRAE TRACTION; fomos aprovados em editais de inovação do SEBRAE e SENAI INDÚSTRIA; além de termos sido finalistas do programa IDEAS FOR MILK da EMBRAPA – GADO DE LEITE, realizado nos dias 08 e 09 de dezembro, na cidade de Juiz de Fora – MG, e do INOVATIVA 2017, realizado nos dias 9,10 e 11 de dezembro, na capital do estado de São Paulo, pelo MDIC – Ministério de Desenvolvimento da Indústria e Comércio, segundo os apontamentos de Leonardo Fávaro, CEO da empresa

Ideas4Milk - Jornal Expoente Do Iguaçu
Final Ideas For Milk, Embrapa Gado de Leite, Juiz de Fora – MG
Inovativa Leo - Jornal Expoente Do Iguaçu
Final Inovativa 2017, São Paulo – SP

“Nos identificamos com as dores dos produtores e literalmente vamos dar voz ao seu rebanho! Estamos determinados a ajudá-los a não deixarem dinheiro em cima da mesa, ou seja, nossa meta é contribuir para o aumento de sua lucratividade produtiva”, reitera o CEO da empresa.

Além de muito networking, todos estes programas ajudaram a evoluir o projeto tecnologicamente e a desenhar o melhor modelo de negócios para a empresa.  

Para mais informações sobre a tecnologia, avaliações para instalação ou apenas para tomar um café “com leite” e conversar sobre o assunto, entre em contato conosco através de nossos canais.

Site: https://4milk.farmin.com.br
emails: everton@farmin.com.br / leonardo@farmin.com.br
Telefone: (46) 3536-6281
Celular: (45) 99984-7611