Associado de Espigão Alto financia com o Sicredi recurso para investir em agricultura de precisão

Primeira operação liberada pela Cooperativa nessa modalidade possibilitará o aumento do rendimento de lavouras em 318 hectares

0
330

“Agricultura de precisão é um investimento com retorno certo”. Assim resumiu o agricultor, agrônomo e associado de Espigão Alto do Iguaçu, Meysson Vetorello, quando decidiu procurar o Sicredi para viabilizar o investimento necessário e promover as melhorias que sempre almejou para sua propriedade. Na operação de crédito realizada pela primeira vez na Cooperativa Sicredi Grandes Lagos PR/SP, foram liberados recursos pelo BNDES Investimento com o objetivo de corrigir as deficiências do solo e aumentar a produtividade em 318 hectares de área mecanizada para plantio de soja, milho, feijão e trigo.

A alternativa encontrada pelo agricultor foi investir na agricultura de precisão, técnica que permite o mapeamento da fertilidade do solo e um plano de ação na propriedade. “Um solo bem preparado resulta em lavouras de alta produtividade, afinal ele é fonte de alimentos para que a planta cresça forte e sadia. Por isso, as práticas corretivas como o uso correto do calcário, do gesso, e até mesmo do fósforo para corrigir o solo são fundamentais. Eu acredito que investir na agricultura de precisão é inovador para garantir o retorno certo no futuro. E foi no Sicredi, por confiança, que buscamos a parceria para iniciar o projeto e alcançar esse resultado”, comemorou Meysson. Ele acrescentou ainda que o Sicredi é uma instituição parceira que sempre está ao lado do produtor rural.

Para o presidente da Sicredi Grandes Lagos PR/SP, Orlando Muffato, a liberação desse recurso representa a confiança que o associado deposita na Cooperativa. “A concessão de recursos de investimentos para a agricultura sempre é importante, ainda mais quando se trata de agricultura de precisão. Nosso papel como agente financeiro é facilitar aos agricultores o acesso a esses recursos. O Sicredi tem a solução para investimentos na atividade agrícola, seja qual for a sua necessidade, nós temos a linha de crédito que você precisa para o desenvolvimento da sua propriedade”, destacou Muffato. Para saber mais, converse com o seu gerente em uma de nossas agências.

O que é agricultura de precisão?

A agricultura de precisão surgiu nos Estados Unidos e foi trazida para o Brasil há quase 20 anos, por agricultores de Mato Grosso que apostaram nos resultados positivos desta técnica. Com o tempo e a utilização ela se expandiu, e hoje é seguida por agricultores de praticamente todos os estados produtores. Com os resultados comprovados, o investimento para implantar a agricultura de precisão se torna mínimo. A despesa é facilmente recuperada se for levada em conta a otimização do uso de nutrientes e o possível aumento da produtividade. Assim, a agricultura de precisão é um investimento com retorno certo.