Home Educação SEED e do NRE comemoram aniversário em Laranjeiras do Sul

SEED e do NRE comemoram aniversário em Laranjeiras do Sul

0
SEED e do NRE comemoram aniversário em Laranjeiras do Sul

O cerimonial de 70 anos da SEED (Secretaria de Estado da Educação do Paraná) e a comemoração dos 19 anos do NRE (Núcleo Regional de Educação) de Laranjeiras do sul aconteceu na manhã de quarta-feira, 27, nas dependências do Cine Teatro Igassu, com a presença marcante da secretária de educação do estado, Ana seres Trento Comin.

Siteee - Jornal Expoente Do Iguaçu

Após apresentação de vídeos contando a história dos 70 anos do SEED e NRE com entrevistas e nostalgia foi composta a mesa de honra com representantes educacionais, entre eles, o anfitrião, chefe do núcleo, Lídio dos Santos, dando a abertura ao evento. “Nosso estado tem se destacado em todos os âmbitos devido ao trabalho desempenhado pelo governo estadual” comentou Lídio. O chefe lembrou do personagem bíblico Salomão, colocando-o como exemplo para os jovens. “Ele podia aos 17 anos pedir qualquer coisa ao seu Pai “Rei dos Reis”, qualquer tipo de possibilidade estava ali em suas mãos, e Ele pediu a sabedoria”. E completou “isso pode parecer antigo, mas Deus concedeu a opção para buscar essa sabedoria, através da educação”. O prefeito anfitrião Jonantas Felisberto da Silva, aniversariante do dia, fez alusão a educação falando dos programas sociais envolvendo sua administração.  A secretária Ana Seres falou sobre os programas desenvolvidos pelo governo estadual, agradeceu a todos da mesa nomeando um por um e ressaltou. “Só existe comemoração dos 70 anos se houver uma plena socialização com todos, principalmente, com a sala de aula, com nossos professores e nossos estudantes. Foi com esse intuito que em 15 de maio, foi lançado o programa homenageando todos os ex-secretários de estado da educação”.

Dsc 0966 - Jornal Expoente Do Iguaçu
Prefeita Marlene , secretária Ana Seres e o diretor Clovis entregando prêmio de reconhecimento a professora Idília

Entre as autoridades presentes no evento a prefeita de Quedas do Iguaçu Marlene Revers, entregou juntamente com o representante dos diretores na mesa de honra o também quedense, Clóvis Stormoski, homenagem pela dedicação e trabalho a professora Idília Simione Pagnoncelli. A premiação fez parte da entrega dos prêmios a funcionários e aposentados os quais contribuíram e fizeram a diferença com seu trabalho nas instituições de ensino do NRE, também foi entregue a premiação para as escolas do programa “Gestão Paraná” e do concurso “Criando na Sala de Aula a Educação do Estado do Paraná”.

Entre as apresentações a banda Sinfônica, teatro tendo como tema falando do Núcleo e apresentação de uma música traduzida do português para a língua Kangang, produzida por professores indígenas e interpretada por crianças da tribo com o professor não indígena Daniel.

Hilario - Jornal Expoente Do Iguaçu
O chefe do NRE Lídio, vice prefeito Vanderlei Rohden, secretária de Estado Ana Seres, prefeito Hilário Chechoswski, funcionária da educação Maria Gawlik e a vereadora Lia Andreiv Espigão Alto do Iguaçu marcando presença no evento.

 

Hoje a rede estadual é formada por 2 mil e 100 escolas, com número de alunos ultrapassando um milhão, o que representa 10% da população parananense. São 100 mil profissionais da área que se dedicam diariamente a levar educação de qualidade as crianças e jovens. Após o cerimonial todos foram convidados apetitoso almoço servido no Iguassu Tênis Clube.