Home Destaques Paraná tem saldo positivo na geração de empregos formais

Paraná tem saldo positivo na geração de empregos formais

Paraná tem saldo positivo na geração de empregos formais

O Paraná encerrou o mês de julho com saldo positivo de 959 vagas no cenário da geração de empregos formais. Um resultado computado de acordo com os números que acabam de ser divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Os números se tornam ainda mais interessante se comparados ao mês de julho de 2016, que registrou menos 5.618 vagas de trabalho.

Atualmente, o Estado ocupa a 5ª colocação no ranking nacional de geração de empregos formais no ano de 2017, com 24.042 vagas, ficando atrás apenas de São Paulo com 86 mil, Minas Gerais com 68 mil, Goiás com 45 mil e Mato Grosso com 27 mil. A sequência de bons resultados em 2017 indica que atividade econômica do Paraná está apresentando sinais de recuperação.

De acordo com o economista e membro do Comitê Macroeconômico do ISAE — Escola de Negócios, Jefferson Marcondes, em relação aos setores de atividade econômica, esse efeito se deve principalmente ao setor da indústria de transformação. “O mês terminou com um saldo positivo de 789 vagas no setor da indústria de transformação, contrapondo o mesmo período do ano passado, que chegou a um saldo negativo de 1.967 vagas no segmento”, comenta o economista.

Neste setor se destacam a indústria de produtos alimentícios, indústria mecânica e indústria química farmacêutica/perfumaria. Outros setores importantes para a economia paranaense, como o da Agropecuária, o do Comércio, o da Construção Civil e o de Serviços também continuam gerando vagas.