ProntoVet

Séries e filmes reforçam a importância de falar sobre depressão

GetNinjas registra aumento de procura por psicólogos no Brasil. País tem maior prevalência da doença na América Latina, segundo a OMS

No primeiro semestre de 2016, “13 Reasons Why”, série do Netflix, que gira em torno de uma estudante que se mata após divesas falhas culminantes, chamou ainda mais a atenção para uma doença que atinge cada vez mais brasileiros: a depressão. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país com maior prevalência de depressão da América Latina e o segundo maior nas Américas, atrás apenas dos Estados Unidos. Dados de 2015 (os mais recentes da Instituição) mostram que, em 10 anos, houve um crescimento de 18,4% no número de pessoas que sofrem com depressão. O aumento de pessoas afetadas pela doença também faz com que mais pacientes procurem por profissionais especializados. De acordo com pesquisa feita pelo GetNinjas, maior marketplace que conecta clientes a prestadores de serviço da América Latina, de 2014 a 2017 cresceu em 16 vezes a procura por profissionais da área de psicologia.

Atualmente, o aplicativo tem mais de 1.400 psicólogos cadastrados que vêm recebendo cada vez mais solicitações de buscas. Em 2016, o GetNinjas registrou um aumento de 50% nesses pedidos, que predominam nas regiões nordeste, sudeste e centro-oeste. A psicoterapia representa 70% do motivo de busca por esses profissionais.

A depressão afeta cerca de 11,5 milhões de brasileiros hoje. O transtorno de ansiedade é um dos principais gatilhos para a difusão da doença. Ainda segundo a OMS, o número de pessoas com este problema era de 264 milhões em 2015. O Brasil é recordista mundial neste quesito. Cerca de 18,6 milhões de brasileiros sofrem com transtornos de ansiedade.

- Advertisment -

Últimas Notícias

Sorteio de R$ 33 mil da Promoção “Sorte Premiada” marca o dia do aniversário da Sicredi Grandes Lagos PR/SP

Para celebrar os 33 anos da Cooperativa Sicredi Grandes Lagos PR/SP, constituída no dia 2 de dezembro de 1988, em Laranjeiras do...

Covid-19 Boletim Epidemiológico Quedas do Iguaçu (03/12/2021)

Apenas dois ativos e nenhum suspeito, assim perdura por essa semana o Boletim divulgado pela Secretaria de...

Vítima fatal em acidente entre caminhão bitrem e automóvel na PR 473

Mais uma tragédia, outro acidente com vítima fatal foi registrado na PR 473 a pouco mais de...

Comentários Recentes