ProntoVet

Exposição, palestras e festa multicultural marcam os 45 anos do CEPS

A semana de comemoração dos mais de 45 anos do CEPS começou com muita emoção no Centro Cultural na noite de segunda-feira,7.

Começou nesta segunda-feira, 7, e vai até sexta, 11, as comemorações alusivas aos 45 anos do Colégio Estadual Padre Sigismundo (CEPS). A exposição de livros, fotos e arquivos da instituição começaram a ser expostas ao público no Centro de Cultura Municipal na parte da tarde, e a noite aconteceu a abertura oficial das festividades.

Na ocasião a Orquestra do Projeto Gente fez apresentação, depois foi exibido no telão vídeo com entrevistas e fotos contando a trajetória da instituição ao longo destes 45 anos, desde quando a escola se chamava Escola Isolada Campo Novo depois Grupo Escolar Tiradentes até os dias de hoje.

 

A mesa de honra foi formada pela prefeita Marlene Revers, o presidente da Câmara Eleandro da Silva, o Chefe do Núcleo de Educação de Laranjeiras do Sul, Lídio dos Santos, o diretor auxiliar do Ceps, José Carlos Moreira Pinto, presidente da Associação de Pais, Mestres e Funcionários, Valmir Borges e o ex-aluno João Luiz da Costa.

Alunos vencedores de concurso de poesia e crônica sobre a história do Colégio receberam suas premiações.

Na plateia professores que marcaram época no CEPS, destaque para Irmã Maria José, ex-diretores, Idimir T. Giraldi (1974), Vitório Revers (1975 – 1982), Alcides Benato (1983-84) Miguelina Zdebski, Angela Maria Kulesza, Marysezi Pasquatto, Tânia Maria de Souza entre outros (as), professores como Vitório Potulski e Raulino Mello de Souza e Leoni Terezinha Lusitani todos receberam homenagens.

Em seu pronunciamento a prefeita quedense falou da importância do Ceps em sua vida. “Estudei nesta escola, lá conheci meu esposo Vitório e tenho certeza que a maioria das pessoas aqui, está relembrando seus dias de sala no Ceps” contou a prefeita.

 

O diretor Ari Fornari agradeceu ao empenho da professora Sônia Barreto organizadora do evento, falou sobre as reformas da escola através do Programa Escola 1000 do Governo Estadual. “Fomos à primeira escola a receber os benefícios deste importante programa e temos muito a fazer ainda”. Ele recordou a espiritualidade do Mon Senhor Sigismundo dizendo que “foi com a interseção dele (Pe. Sigismundo) que o colégio não acabou em chamas quando um curto circuito em um dos ventiladores queimou uma cortina de uma das salas do colégio e o fogo não se alastrou”. Fazendo alusão ao passado “perguntou quem dos presentes não havia passado ou teve alguma passagem pelo CEPS”. Para finalizar Fornari agradeceu a atual administração pelo apoio recebido neste início de gestão.

As atividades continuam nesta terça-feira, 8, desde cedo está aberta a exposição e a noite haverá Palestra com Jair Dias. Na quinta-feira, 10, está programada Feira das Profissões também aberta a comunidade com praça de alimentação e participação da Secretaria de Saúde. O encerramento acontece na sexta-feira, 11, a partir das 18h00 com apresentações artísticas , comidas e danças. O cerimonial foi transmitido ao vivo pela Rádio Municipal FM.

 

 

1 COMENTÁRIO

  1. Hoje sou empresário de uma das maiores empresas de revestimentos do país , já fui gestor de grandes multinacionais e devo muito disto a tudo que passei nas salas do CEPS na epoca em que a Mary era diretora, fui aluno do Raulino , da Sônia, da Heleonora, da Iraci Saci, da Jussara , da Olga e de muitos outros que fizeram parte de minha vida e tenho muito a agradecer a cada um deles por tudo que aprendi nas salas de aula do CEPS , lembro bem que em 2000 fiz um desenho de uma índia que foi capa do livro de poesias da escola naquele ano representando os 500 anos do Brasil. Muitas saudades desta escola e do tempo que passei aí. Se hoje sou o que sou devo a esta escola e a estes professores que se dedicaram sempre para fazerem a diferença na vida de muitos de nós.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Últimas Notícias

Homem reage a tentativa de homicídio é baleado, mata um dos supostos executores e fere outro

Um homicídio foi registrado na tarde desta terça-feira, 27, em Quedas do Iguaçu (centro-sul paranaense) no bairro Luzitani.

Colégio Jonh Kennedy pode se transformar em Escola Cívico Militar

Na manhã desta segunda-feira (26) o Governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Júnior fez o anúncio de que o Paraná contará com...

Meta de vacinação ainda não foi alcançada (a campanha vai até 30/10/2020)

Mesmo antecipando a Campanha de Vacinação para o final de setembro, diversas cidades do Paraná não estão conseguindo a meta de 95%...

Comentários Recentes