ProntoVet

Lei Federal altera procedimento para pagar licenciamento 2017

A partir de julho, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) começa a enviar o aviso de vencimento do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, o CRLV. Neste ano, o usuário precisará atualizar os valores de multas não quitadas e gerar a guia de pagamento da taxa, já que a carta não virá com código de barras.

A mudança ocorre em virtude da Lei Federal 13.281, de novembro de 2016, que alterou o artigo 284 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). De acordo com o texto, a multa não paga até o vencimento será acrescida de juros pelo Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic), o que impossibilita a impressão da guia do licenciamento com antecedência.

“O usuário vai receber o aviso com o valor do licenciamento e, quando houver, os valores devidos em IPVA, licenciamento anterior, seguro obrigatório e multas. Vale lembrar que a emissão do documento do veículo só é feita após a quitação de todos os débitos vencidos”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

“Entretanto, sem o código para pagamento, será necessário que ele faça a emissão da guia atualizada. Por isso, o Detran garante uma variedade de canais para facilitar o processo”, completa ele.

São três opções para gerar a guia com os valores: o site www.detran.pr.gov.br, o aplicativo Detran/PR para celular e os terminais de autoatendimento do Detran, instalados dentro das unidades da autarquia e em shoppings (14), universidades (5) e mercados (5). Alguns desses equipamentos já permitem realizar o pagamento e aceitam cartão de débito de qualquer banco.

Outra facilidade é que os caixas automáticos do Banco do Brasil aceitam, exclusivamente para taxas do Detran Paraná, pagamento com cartão de débito de não correntistas. Basta inserir o cartão de qualquer banco, ainda no menu inicial, para abrir as opções do Departamento.

Além do BB, pagamentos também estão disponíveis nas agências do Sicredi, Bancoob, Banco Rendimento e seus autorizados.

Serviço:

Para emissão da guia com todos os débitos do veículo:

– Aplicativo para smartphone DETRAN/PR (Android e IOS);
– Terminais de Autoatendimento do DETRAN/PR (Alguns equipamentos contam com opção de pagamento com cartão de débito);
– Internet: www.detran.pr.gov.br

Para pagamento, com a guia impressa:

– Agências do Banco do Brasil, Sicredi, Bancoob, Banco Rendimento e seus autorizados.
– Terminais de autoatendimento do Banco do Brasil, com cartão de débito de qualquer banco para correntistas e não correntistas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Últimas Notícias

Vítima fatal em acidente entre caminhão bitrem e automóvel na PR 473

Mais uma tragédia, outro acidente com vítima fatal foi registrado na PR 473 a pouco mais de...

Espigão Alto do Iguaçu: Polícia identifica menores suspeitos de atos de vandalismo e ameaças de ataques a escolas

Dois menores de idade (14 e 17 anos) foram identificados e detidos pela Polícia Civil de Quedas...

Empresários e representantes da prefeitura debateram sobre as mudanças no trânsito quedense

Representantes do poder público  municipal  participaram de  uma reunião com  empresários no Auditório da Associação Comercial Empresarial (Aciqi) de Quedas do Iguaçu...

Comentários Recentes